Especialidades

Baropodometria / Teste da Pisada

A baropodometria também conhecida como teste da pisada, é um exame que avalia as pressões impostas nas plantas dos pés durante a posição parada e durante o caminhar.

Nesse exame podemos mensurar o padrão de descarga de peso, instabilidades, rotações nos membros inferiores, projeção do centro de gravidade, tipo de pé (cavo, plano e normal) e consequente tipo de pisada (pronada, supinada e neutra).

O exame gera dados e imagens que possibilitam auxiliar com precisão a causa das dores e servi com base para confecção das palmilhas posturais, pois obtém dados funcionais precisos sobre a pisada do indivíduo.

O exame deve ser realizado por pacientes que referem dores em pés ou apresentam disfunções em membros inferiores que podem estar associados à pisada, ou quem desejar iniciar ou aumentar rendimento durante a atividade física.

Palmilhas posturais e funcionais

As palmilhas funcionais são acessórios que induzem seus pés ao alinhamento da pisada. Elas funcionam a partir de estímulos dados ao sistema nervoso central, por meio das plantas dos pés promovendo realinhamento das estruturas e consequente alívio das dores. As palmilhas funcionais são personalizdas ou seja, cada palmilha é confeccionada de acordo com a necessidade de cada individuo, após uma avaliação cinético-funcional e uma barododometria.

Fisioterapia

A fisioterapia é a ciência que previne e reabilita às desordens ligadas ao movimento humano. Atua no sistema musculo-esquelético do paciente através de interveções manuais, mecânicas e termoelétricas. Sendo assim, essa ciência estuda, diagnostica, previne e restaura pessoas que apresentam distúrbios motores, ligados à função e/ou nos sistemas do corpo humano. O objetivo é promover e garantir a melhoria na qualidade de vida das pessoas e na melhor execução de suas atividades funcionais.

RPG

A reeducação postural global – RPG é uma técnica fisioterapêutica que trata principalmente os desvios posturais. Criada na França, na década de 80 por Phillipe Souchard, a técnica trata o sistema musculoesquelético respeitando a individualidade de cada corpo e cada paciente.

Através de alongamentos musculares, liberações miofasciais, posturas estáticas e evolutivas e conscientização corporal que envolvem todas as cadeias musculares, o método trata as desarmonias e retrações do corpo.

É indicada para o tratamento de má postura, hérnias discais, dores musculares e articulares, que podem ser na fase aguda ou crônica, problemas ortopédicos, escoliose,  entre outros.

Pilates

Criado em 1920 por Joseph Pilates, o pilates é um conjunto de exercícios que podem ser executados no solo ou com o auxílio de aparelhos exclusivos. A técnica pode ser praticada com o objetivo de reabilitação, visando recuperação de condições patológicas ou condicionamento físico, em qualquer faixa etária.

O pilates é a conexão entre o corpo e a mente, fundamentando-se nos princípios; respiração, centralização, fluidez de movimentos, precisão, controle e concentração, proporcionando tonificação e definição da musculatura; Melhora da postura; maior percepção do corpo e da mente; prevenção e recuperação de lesões; melhora da circulação sanguínea; aumento da coordenação e o equilíbrio; eliminação de toxinas do corpo e ajuda no controle do peso.

Osteopatia

Tratamento criado por Andrew Taylor Still, promove uma abordagem focada no paciente, ao invés da doença, como o tratamento convencional.

Utiliza técnicas manuais no tratamento no tratamento de diversas patologias musculoesqueléticas e até viscerais e emocionais. O osteopata busca aperfeiçoar o processo de cura que é inerente ao próprio corpo.

Para a American Osteopathic Association (AOA): ”A osteopatia é um tratamento manual. As mãos são utilizadas para diagnosticar, tratar e prevenir as doenças ou lesões. Utilizando a osteopatia, o profissional irá mover os músculos e articulações, utilizando técnicas específicas.”

Drenagem linfática manual

A drenagem linfática é um tipo de massagem que estimula o sistema linfático. Esse método é indicado e amplamente utilizado para redução de  edemas; melhora da hidratação e nutrição das células; aumento da capacidade de absorção de hematomas e equimoses; redução da retenção de líquido nos tecidos, motivo pelo qual diminui a aparência de “casca de laranja” da celulite. 

O propósito dessa técnica é contribuir para acelerar  o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos, direcionando-os aos vasos capilares, por meio de movimentos específicos, resultando na eliminação dessas substâncias.

Dry Needling

Dry needling  também conhecido como agulhamento a seco, consiste na utilização de agulhas de acupuntura para desativar trigger points (pontos gatilhos) tratando assim as dores musculares.

A introdução da agulha sobre o ponto gatilho localizado no músculo, promove uma “micro-ruptura” na fibra muscular, que por sua vez gera estímulo à cicatrização junto ao sistema nervoso central que automaticamente envia sangue ao local da introdução da agulha, melhorando assim a circulação e oxigenação local e consequentemente relaxamento muscular, o paciente sente logo a diferença após a sessão.

Apesar da técnica utilizar a agulha de acupuntura, o dryneedling não possui outro ponto em comum além das agulhas.