Perguntas
Frequentes

Todo mundo precisa fazer o exame
da pisada?

Isso seria o ideal, pois já é comprovado que os pés, ouvidos e boca são pilares da postura humana, logo quando realizamos o exame de baropodometria (teste da pisada) juntamente com a avaliação clínica, conseguimos diagnosticar distúrbios da postura como um todo.

Posso ter um tipo de pisada diferente em cada pé?

Sim! As assimetrias de pisada podem ocorrer mediante anatomia dos pés do paciente ou sobrecarga mecânica exercidas sobre eles.

Posso usar Scarpin?

O uso do salto diminue o ângulo da curvatura do pé, o que prejudica sua anatomia natural, favorece o encurtamento da musculatura da panturrilha, aumenta a curva da coluna lombar (hiper lordose), pode causar dores nos joelhos devido a projeção anterior do centro de gravidade corporal, acrescentado a isso existe o estreitamento do espaço anterior do sapato, pois o scarpin é um sapato de bico fino, favorecendo metatarsalgias e joanetes, por exemplo.

Mas, calma, isso não quer dizer que você não possa usar nunca mais seu scarpin, e sim que você precisa alternar o seu uso com sapatos mais adequados e confortáveis.

Crianças podem usar palmilhas?

Sim! As crianças possuem características especiais que devem ser avaliadas de forma específica. E havendo necessidade, os pequenos fazem o tratamento com as palmilhas.

Posso saber qual a minha pisada observando o desgaste do meu sapato?

Avaliar a pisada pelo desgaste do sapato é um erro muito comum. Desgaste no calçado, indica uma alteração na pisada, pois traduz que uma região está sendo mais sobrecarregada que as outras, contudo não é o padrão ouro a ser avaliado, quando o quesito é o tipo de pisada.

O que tem que ser avaliado é a maneira como o pé se comporta na fase de apoio da caminhada, traduzindo assim verdadeiramente seu tipo de pisada. Percebeu algo diferente ou tem dúvidas quanto sua pisada??? Procure ajuda profissional.

Se eu gasto meu sapato mais na lateral é sinal que tenho uma pisada supinada?

Não! Durante o caminhar, o choque do calcanhar no solo, ocorre na maioria das vezes na parte externa, até mesmo em uma pisada pronada (pois o pé inicia a pisada com o toque do calcanhar pela parte externa e logo depois rotaciona excessivamente para dentro), de modo que a maioria das pessoas terão maior desgaste na parte externa do calcanhar, interpretando erroneamente como uma pisada supinada.